Tajine de cordeiro e couscous marroquino!

Posted on terça-feira, junho 5th, 2012 at 22:41

Prato típico do norte da África, especialmente do Marrocos. Trata-se de um ensopado cozido em uma panela especial, que também leva o nome de Tajine. A tajine é feita de barro e tem uma tampa cônica, que faz com que os vapores circulem e voltem ao fundo da panela. Podem ser utilizados vários tipos de carne (frango, boi, cordeiro, etc…). Como na maioria dos pratos rústicos, existem muitas variações de receitas. Para esta receita, optei pela utilização dos sabores adocicados da moranga e frutas secas para combinar com o cordeiro e as especiarias. Serve 4 pessoas:

Ingredientes:

800g de carne de cordeiro (paleta ou pernil)

3 cebolas

3 dentes de alho

½ colher ( de sopa) de gengibre fresco ralado

¼  colher (de sopa) de Cúrcuma

¼  colher (de sopa)  de Coentro em pó

¼  colher ( de sopa) de Cominho

Pimenta calabresa ou chilli  a gosto

1 Canela em pau ou canela em pó

1 anis-estrelado

Pimenta-do-reino

Sal

4 Tomates

250 g de abóbora moranga

1 colher de extrato de tomates

Caldo de frango ou água

Mel a gosto

Azeite

Tâmaras secas a gosto (opcional)

Damasco secos s gosto (opcional)

Figos secos s gosto (opcional)

Couscous:

1 xícara de couscous

1 ¼ xícara de caldo de frango

Sal a gosto

1 pitada de açafrão verdadeiro

Legumes picadinhos:

½ pimentão vermelho

½ pimentão verde

½ pimentão amarelo

Podem ser utilizados outros legumes (vagens, cenoura, cebolas), verduras (espinafre),castanhas /pinholes, frutas secas etc…

 

Modo de Preparo:

Pique a carne em cubos, misture todos os ingredientes em pó e esfregue na carne. Refogue em azeite, as cebolas e os alhos. Acrescente o cordeiro e os temperos em pó e deixe dourar. Adicione o gengibre ralado, o extrato de tomates e o mel, e mexa para caramelar um pouco. Acrescente os tomates picados em cubos (sem pele e sementes) e a abóbora também picada em cubos.  Junte a canela e o anis, e cubra com o caldo ou água. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, até que a carne esteja bem macia (cerca de 2 horas). Pique as frutas secas e junte ao cozido por cerca de 20 minutos antes de servir. Acerte sal e pimenta.

Aqueça o caldo com o açafrão para liberar a cor. Refogue rapidamente os legumes em azeite (não deixe perder a crocância). Junte o couscous à panela e mexa por um minuto. Cubra com o caldo quente, salgue a gosto e deixe hidratando por 5 minutos. Misture o couscous com um garfo, para soltar.

Harmonização de vinho por Luíza Martini da Casa do Vinho/ Famiglia Martini

Château Camplazens Syrah Vin de Pays d’OC 2009 – R$ 48,00

Região: Languedoc/França – Uva: 100% Syrah. Intenso, interessante sabor de cereja seca, ameixa, defumado, encorpado e intensa especiaria. Final com notas de chocolate amargo. “Rubi escuro com reflexos granada. Bom ataque no nariz, perfil frutado e picante lembrando ameixa madura, violeta, toque mineral. Paladar de médio-bom corpo, acidez correta. Um vinho agradável, com boa tipicidade da casta e da região”. – Medalha de Prata – Syrah du Monde 2010

Comentar