Canard a L’orange!

Posted on quinta-feira, março 24th, 2011 at 17:27

Canard a L’Orange (Pato com Laranja)

Na versão clássica o pato inteiro é dourado e depois levado ao forno. Nesta versão, foi utilizado apenas o peito (magret). Há variações também no preparo do molho; mas de modo geral consiste de um xarope ao qual é adicionado suco de laranja, licor de laranja e algum caldo.

Nesta receita foi utilizada uma base de molhos, chamada de MOLHO GÁSTRICO, que consiste de um molho agridoce engrossado por redução.

Serve 4 Pessoas.

Ingredientes:

Pato

4 peitos de pato com a pele/gordura

Sal

Pimenta do reino moída na hora

Azeite para grelhar

Molho de Laranja

2 ou 3 laranjas

70 g de açúcar

100 ml de vinagre de vinho ou vinagre de xerez

30 ml de Cointreau

300 ml de caldo escuro de frango ou carne

Modo de Preparo

Retire a casca das laranjas (sem pegar a parte branca) e corte em tirinhas (Julienne). Branqueie 3 vezes (escalde e resfrie rapidamente).

Reduza o vinagre e o açúcar até obter calda grossa (este é o molho gástrico). Junte o Cointreau e o suco de laranja, cozinhe em fogo baixo até reduzir um pouco. Junte o caldo de frango ou carne e espere reduzir novamente. Junte as cascas de laranjas (2 ou 3 colheres de sopa).

Tempere o pato com sal e pimenta. Grelhe em frigideira bem quente com um fio de azeite. Do lado da pele/gordura até que fique dourada e sele o lado da carne (para o mal passado). Deixe mais alguns minutos na frigideira, para uma carne ao ponto (não aconselho servir o magret bem passado). Retire do fogo, deixe descansar por 3 – 5 minutos, fatie e sirva com o molho quente.

Comentar